Astir:

Como foi receber o convite para desenvolver o projeto arquitetônico do Homero? O que mais chamou a atenção de vocês no início da concepção?

Baldasso&Loeff:

Fomos convidadas para desenvolver o projeto do Homero devido ao nosso amplo conhecimento em retrofit [revitalização de empreendimentos] e porque já havíamos trabalhado em outros projetos da Isdralit [empresa que, assim como a Astir, integra o Grupo Isdra]. Para nós, o maior desafio foi transformar o projeto em um empreendimento contemporâneo. Trabalhamos em um volume existente no qual vários condicionantes influenciaram a composição arquitetônica, exigindo dedicação e muita interação entre nosso escritório e a equipe da Astir.

Astir:

Quais conceitos orientaram o projeto?

Baldasso&Loeff:

Sempre que começamos um novo trabalho, nos colocamos no lugar do usuário para desenvolver um projeto atrativo e único. Em um produto de alto padrão como o Homero, incorporamos espaços dinâmicos que se transformam com as etapas de vida de cada morador.

Astir:

Na visão de vocês, quais sensações o empreendimento vai despertar nos moradores?

Baldasso&Loeff:

Procuramos criar um empreendimento com requinte e elegância, oferecendo muito conforto e segurança aos moradores e visitantes.

Astir:

Como foi pensada a fachada do Homero?

Baldasso&Loeff:

Buscamos criar uma fachada contemporânea, utilizando materiais nobres como ACM [alumínio composto] e vidro refletivo. Para aquecer um pouco a fachada, utilizamos o revestimento de ACM no tom madeira. Assim conseguimos conciliar a beleza desse material com a máxima durabilidade, garantindo que a tonalidade escolhida se mantenha inalterada com o passar dos anos.

Astir:

De que forma a infraestrutura de lazer foi planejada no espaço do terreno?

Baldasso&Loeff:

O diferencial do empreendimento é que o terreno tem 3.200m² e possui uma grande frente, de aproximadamente 80 metros de largura, no bairro Bela Vista. Dessa forma, conseguimos propor uma excelente infraestrutura de lazer externa, localizada em um espaço nobre, amplo e com frente para a rua. O empreendimento também conta com uma enorme área de lazer interna, distribuída em vários ambientes de convívio e relaxamento.

Astir:

Em quais áreas comuns vocês acreditam que o projeto arquitetônico mais se destaca?

Baldasso&Loeff:

A ampla área de lazer permitiu a inclusão de uma quadra de tênis de saibro [assinada por Fernando Meligeni], que é o ponto forte do condomínio, onde adultos e crianças poderão interagir e praticar esporte sem precisar ir a um clube.

Astir:

Qual é o grande diferencial dos apartamentos e, em especial, do living?

Baldasso&Loeff:

O prédio conta com duas unidades privativas por andar, ambas com frente para a fachada principal, privilegiando o living com a melhor vista da cidade. Todos os ambientes são amplos, favorecendo o convívio não apenas na área social. As suítes possuem área exclusiva para closet. O espaço gourmet, a adega e a rouparia ganham destaque e valorizam a planta. Pensando no bem-estar dos moradores, incluímos vidro duplo na esquadria das suítes, proporcionando ótima performance térmica e acústica.

Astir:

Por fim, como foi pensada a integração do Homero com o bairro Bela Vista?

Baldasso&Loeff:

O vidro refletivo usado para revestir os elementos horizontais das sacadas, além de dar leveza à fachada principal ao agregar transparência a torre, também integrou o prédio ao bairro, refletindo nele o entorno próximo. Em nosso próximo post, vamos apresentar o projeto paisagístico do Homero. Acompanhe!

Relembre nossos posts anteriores sobre o Homero:

Homero: único e sofisticado, no Bela Vista

A infraestrutura de lazer do Homero (parte 1)

A infraestrutura de lazer do Homero (parte 2)