Você já deve ter percebido que tudo que tem relação com sustentabilidade é tendência nos dias de hoje, certo? A verdade é que estamos cada vez mais conscientes da importância de cuidar do nosso planeta e, consequentemente, cuidar de nós mesmos. Aproveitando esse embalo, e observando o que acontece no segmento de decoração, não é de se estranhar que os designs de interiores tragam propostas que acompanham esse estilo de vida. Estamos falando da decoração eco-friendly.

Se você é uma das pessoas que tem apreço pela natureza, certamente este tipo de decoração servirá como uma luva. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre decoração eco-friendly e como você pode adotar essa proposta ecologicamente correta.

Vamos conferir?

O que é decoração eco-friendly?

Para quem ainda não conhece, a decoração eco-friendly, ou decoração ecológica, é uma tendência decorativa que persegue uma série de preceitos de sustentabilidade sem abrir mão da beleza estética.

Equivocadamente, muitas pessoas imaginam que esse tipo de decoração implica no uso de determinados elementos que podem não ser tão atraentes. Essa falsa noção também envolve a crença de que a decoração eco-friendly traz uma rigidez que limita as possibilidades de design.

Mas, muito pelo contrário, a decoração eco-friendly é bastante flexível e permite fazer projetos realmente impressionantes. Além disso, contribuirá para que você economize dinheiro, pois, na maioria dos casos, são usados materiais recicláveis para compor o cenário.

6 dicas para uma decoração eco-friendly

Criar ambientes em harmonia com a natureza. Esse é o objetivo da decoração eco-friendly. Assim, há alguns aspectos básicos para levar em conta na hora de decorar seus ambientes com esse estilo de decoração:

Recicle e reutilize

Vale sempre lembrar que aquele móvel antigo que você quase esqueceu que existia, pode trazer um encanto renovado ao seu ambiente. A reciclagem e o reaproveitamento se tornaram uma tendência, principalmente para aquelas decorações de estilo vintage.

Quando você recicla e reutiliza móveis antigos e outros elementos de decoração, você estará economizando uma boa quantia de dinheiro. Mesmo que os móveis que você tenha não estejam nas melhores condições, é possível restaurá-los e deixá-los com jeito de novos.

Faça você mesmo

Para aprender novas habilidades, a internet pode ser uma fonte rica de informações. Ainda mais quando falamos de peças artesanais, que ficam lindas em qualquer tipo de decoração. 

Aliás, você nem precisa comprar materiais profissionais para criar essas peças. Com material reciclado e um pouco de criatividade, é possível construir itens lindos. Quando você mesmo consegue criar seus próprios elementos decorativos, acaba dando para a casa um toque muito mais pessoal.

Não esqueça das plantas

As plantas são elementos utilizados nas decorações há muitos anos. E nunca saem de moda! Uma decoração eco-friendly deve considerar a aplicação de diferentes tipos de plantas. Elas dão um toque mais animado ao ambiente e geralmente não exigem muita manutenção.

Mesmo se há pouco espaço, é possível ainda apostar em jardins verticais, que permitem ter uma variedade de plantas em locais reduzidos. Você também pode optar por plantas de pequeno porte, que podem ser cultivadas em vasinhos. 

Pintura ecológica

A pintura é parte fundamental de qualquer design de interiores, sendo ela uma decoração eco-friendly ou não. Porém, para manter o caráter sustentável, o ideal é buscar por tintas ecológicas.

O produto se caracteriza por não possuir nenhum elemento tóxico ou que possa ser prejudicial ao meio ambiente. Apesar de que há alguns anos a qualidade dessas tintas não era tão boa, hoje elas estão de igual para igual com as tradicionais. 

Iluminação natural

Numa proposta de decoração eco-friendly, o ideal é apostar na iluminação natural. Quanto mais você aproveitar a iluminação nos ambientes, menor será o consumo de energia e maior a sua economia.

Quando for necessário usar a iluminação artificial, as lâmpadas LED são a melhor escolha. Elas contam com uma tecnologia que permite poupar o máximo de energia possível, são mais duráveis e não contêm nenhum elemento poluente. 

Materiais renováveis

Há móveis de diversos tipos de materiais no mercado, como madeira, metal, plástico, entre outros. Mas nem todos eles são a melhor opção para cuidar do planeta.

Os processos de fabricação que envolvem metal ou plástico são muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, a melhor opção para seus móveis ainda é a madeira. No entanto, busque peças de reflorestamento, para reduzir os impactos na natureza.

A sustentabilidade no Switch

Uma decoração eco-friendly será a opção perfeita para você viver em total harmonia no Switch. O empreendimento oferece diferenciais como o aquecimento da água do prédio, por sistema de energia solar. A garagem também aposta nas tendências sustentáveis, disponibilizando ponto de abastecimento para carros elétricos em sistema de rodízio.

Além disso, o Switch incentiva o contato direto com a natureza, contemplando uma área verde entre a varanda e a piscina do condomínio. 

Tudo em um projeto que traz studios premium e apartamentos de 1 e 2 dormitórios. Na Avenida Independência, 1053, fica entre o Bom Fim e o Moinhos de Vento. Um ponto estratégico que garante acesso fácil a áreas verdes, universidades, hospitais, comércio e muito mais.


Entre em contato com nosso plantão de vendas pelo WhatsApp (51) 999.880.777, ou saiba mais sobre o Switch no site. Obras em fase final.