Funciona da seguinte forma: o limite estipulado pela maioria dos agentes financeiros é o somatório da idade do mutuário com o prazo do empréstimo habitacional, que gira em torno de 80 anos.
Ou seja, se a pessoa tem 55 anos, por exemplo, o prazo máximo do financiamento será de 25 anos. É importante ter esse cálculo em mente na hora de fazer a simulação de como será realizado o pagamento, você talvez seja obrigado a reduzir o número de parcelas que pretendia pagar, o que impacta nos valores cobrados.
Outro dado importante: a idade influencia no seguro por morte ou invalidez permanente (MIP), embutido no financiamento. É importante verificar junto à instituição bancária qual será o valor exato desse seguro (e de outras taxas), para que você planeje seus gastos tendo o custo total como base (não somente o valor do parcelamento). Para entender melhor os tipos de financiamento, clique aqui. E conte com os profissionais da Astir para auxiliar você nesse processo. (Fontes: Exame, Portal do Empréstimo)