Partindo da premissa de que a construção civil é responsável por cerca de 40% do CO2 emitido na atmosfera globalmente, fica claro que mais do que uma tendência, a construção sustentável é o único caminho a seguir para o setor; por isso falar em desenvolvimento equivale a pensar em sustentabilidade.
O conceito sustentável pode ser visto de várias perspectivas, portanto, possui diversas definições, mas no campo dos empreendimentos, deve ser entendido de acordo com as características que um projeto deve reunir para ter sucesso em todos os sentidos.
Caminhos para um mundo melhor
Qualquer empreendimento imobiliário deve estar globalmente comprometido e ser responsável com os recursos de todos os tipos que deve utilizar, para que não seja apenas um sucesso como produto imobiliário, mas que atenda a características sustentáveis.
Essa sustentabilidade em empreendimentos imobiliários se traduz em pensar, conceber e construir projetos de alta performance para mitigar as mudanças climáticas, garantir o bem-estar das comunidades: presente e futuro, e zelar pelo meio ambiente
Para garantir o cumprimento do desenvolvimento sustentável em todos os sentidos, ele deve estar alicerçado em três pilares fundamentais: Economia, Sociedade e Ecologia
Economicamente sustentável
Economicamente sustentável tem a ver com o uso adequado dos recursos monetários, para que o projeto seja um sucesso para todas as partes envolvidas, desde o retorno econômico para o desenvolvedor, até a garantia do investimento do usuário final.
Socialmente sustentável
Socialmente sustentável para contribuir com as necessidades da sociedade e contribuir para a integração dos empreendimentos à malha urbana, promovendo uma cidade e um meio ambiente melhor. Um trabalho que envolve projetos visando o bem-estar tanto em áreas internas, quanto externas das pessoas que por ali vivem.
Ecologicamente sustentável
Ecologicamente sustentável para colaborar e promover o uso adequado dos recursos naturais e garantir que os empreendimentos tenham o menor impacto negativo ao seu redor, melhorando assim as condições do seu entorno em termos ambientais.
Isso é o reflexo da consciência da adoção de hábitos de consumo saudáveis para o meio ambiente, isto não se refere apenas à alimentação ou ao uso de determinados produtos, mas também aos espaços que habitamos.
Nesse sentido, empreendimentos modernos dispensam a atenção para alguns fatores correlacionados à sustentabilidade, como, por exemplo:
Tendência Biofílica: É uma tendência ecológica que consiste em incluir a natureza, seja na fachada ou no interior das paredes e muros. O termo biofilia significa “amor pelos vivos” e foi criado para explicar que o contato com a natureza é vital para o desenvolvimento humano.
Diversos estudos mostram que as pessoas que trabalham em espaços sustentáveis adquirem níveis de competitividade laboral muito elevados. Isso se deve ao fato dos ambientes criarem um estado mental de conforto, que se transforma em saúde e bem-estar para os colaboradores.
Coliving: trata-se de um movimento que estimula a integração, a sustentabilidade e a colaboração. Em empreendimentos, visa a criação de áreas em comum, lavanderia e até mesmo coworking, pensando na experiência máxima do morador no pertencimento em um lar que pode abranger seu espaço de trabalho e lazer.
Switch, versatilidade, lazer e sustentabilidade
Definitivamente “o futuro é hoje”, nossa sociedade está passando por mudanças importantes que se traduzem em conservação, como sociedade estamos tomando consciência e ações que nos levarão a um mundo melhor. E nesse contexto de respeito a natureza e desenvolvimento sustentável que crescem as raízes do Switch.
Ao reunir diversas das vertentes sustentáveis, o empreendimento converge na direção ideal do bem viver. Fica situado na Av. Independência 1053, esquina Fernandes Vieira, em Porto Alegre, entre os bairros Bom Fim e Moinhos de Vento.
Destacando-se das demais construções nos arredores, o Switch enche esse ponto da capital com estética e bom gosto. Em cores vibrantes, sua fachada é composta por balconies, promovendo um novo conceito de beleza urbana.
São studios, 1 e 2 dormitórios, com box e uma estrutura condominial completa. São mais de 1000m² de áreas condominiais, com Lounge/Festas, Espaço Gourmet, Espaço Fitness, Lobby, Lavanderia, Varanda e Bicicletário.
Além disso, o empreendimento oferece um Work Station, espaço desenvolvido com toda infraestrutura necessária para que os moradores possam desenvolver ali suas atividades profissionais.
O viés sustentável
Dentro da tendência da sustentabilidade, o Switch traz diferenciais como o aquecimento da água do prédio, que será feito por um sistema moderno e inteligente a partir de energia solar. Já a garagem oferece um ponto de abastecimento para carros elétricos em sistema de rodízio.
O empreendimento também valoriza o contato direto com a natureza, oferecendo aos moradores uma área verde, espaço que situa-se entre a varanda e a piscina do condomínio.
Há muitos outros detalhes que o Switch oferece. E é possível todos eles de perto. Basta visitar o apartamento decorado. É na Avenida Independência, 1053.
Entre em contato com nosso plantão de vendas pelo WhatsApp (51) 999.880.777, ou saiba mais sobre o Switch no site.
A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2021.