O mundo do trabalho mudou drasticamente nos últimos anos e, com isso, trabalhar em casa deixou de ser incomum. Por isso, cada vez mais as casas têm sido preparadas para que se tornem, também, escritórios. Os pontos positivos do trabalho em casa são muitos, mas eles correm riscos caso não haja um cuidado adequado com a melhor estrutura para o trabalho – e com a moradia.

Home Office em expansão: o que é e como funciona?

Em tradução livre, home office significa escritório em casa. A ideia em si não chega a ser nova, tendo em vista que toda a vez que alguém trabalhou em casa, ela se fez presente. Mas, como prática, ela deixou de ser uma mera exceção. O modelo foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia. Em muitos casos, com sucesso, permitindo sua continuidade. Por isso, profissionais dos mais variados setores devem se acostumar a ele.

Vantagens do trabalho em casa

Nos relatos dos entusiastas do trabalho remoto, as vantagens são incontáveis e intermináveis. Porém, não é preciso ser fã do modelo para saber que essa opção afeta o desperdício de tempo com deslocamento até o trabalho. Usar o próprio banheiro, trabalhar de pijama, estar perto da família e ter flexibilidade para melhor estruturar a própria rotina também são aspectos decisivos para que trabalhar em casa seja tão bom.

Desafios de morar no escritório

Na perspectiva de que não é necessário sair de casa para chegar ao escritório, só existem benefícios. Mas e se for verdade que, ao morar no seu escritório, você nunca sai totalmente do trabalho? Os desafios para a prática do home office vão desde os mais óbvios, como não ter um posto de trabalho ergonômico ou lidar com internet ruim, até os mais complexos, como não conseguir separar rotina pessoal e profissional – o que gera vários problemas.

Empreendimentos adaptados ao trabalho em casa

Para que esses desafios não eliminem a possibilidade de uma boa experiência com o trabalho remoto, os novos empreendimentos têm se adaptado. Se você está escolhendo uma casa, e nela pretende morar e trabalhar, pode perceber alguns detalhes da estrutura. As paredes e o teto cumprem com o isolamento acústico mínimo? Há aquele lugarzinho estratégico para pegar um sol e tomar um ar? Detalhes fazem a diferença.

Estrutura externa

Como mencionado em relação aos desafios, morar e trabalhar no mesmo espaço pode causar sérios problemas. A mesa do jantar deve remeter à alegria de estar em família, o que pode ser ameaçado pela presença de notebook alertando de algum compromisso. Motivar-se para sair da cama e começar o dia pode ser bem mais desafiador quando se pode trabalhar ali, deitado. E, principalmente, o isolamento completo é um risco seríssimo.

A grande sacada para evitar todos esses problemas é uma estrutura externa. Descolar totalmente o ambiente que se vive do ambiente em que se trabalha. Deixar a sala para a confraternização, sem que tenha de disputar com e-mails. Ter um ambiente propício para a produtividade dentro do condomínio, então, torna-se o melhor dos dois mundos: mantém os pontos positivos do home office e resgata o que de melhor entrega o escritório tradicional.

Infraestrutura para o coworking

Para que você possa abrir mão do escritório tradicional, é necessário contar com a infraestrutura necessária para que você trabalhe bem. Isto é, você precisa se certificar de que tudo o que você precisa estará à disposição, mantendo produtividade e saúde no exercício da sua função.

Para isso, os itens essenciais do local de trabalho, como mesas, cadeiras e a conexão com a Internet precisam ser excelentes. E é exatamente o que acontece quando você escolhe o empreendimento preparado para receber uma rotina de trabalho. Assim, ninguém fica sentado com as costas arqueadas, sem a iluminação correta e com a internet caindo toda hora.

Móveis de escritório feitos sob medida oferecem esse suporte ergonômico e contribuem para a maior saúde física de quem utiliza o coworking. Aliás, esse espaço assim denominado implica o compartilhamento entre os moradores, o que gera o bem-estar mental por meio de encontros sociais mais intensos. O que é um grande benefício da proposta.

Quais são os benefícios de ter um workstation no empreendimento?

Separar os espaços de trabalho e convívio íntimo familiar é apostar na qualidade de ambos. E, quando se trata de comprar um imóvel, é importante perceber o quanto da estrutura adquirida realmente terá utilidade. Neste caso, quando comparado aos outros serviços condominiais oferecidos, como academias, áreas de lazer, entre outros, o coworking pode ter uma demanda até três vezes maior do que os outros espaços.

Contar com workstation no empreendimento traz benefícios na linha daqueles já mencionados, como necessidade mínima de deslocamento, melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mais tempo para as coisas importam e a flexibilidade da própria rotina. Mas, além disso, há ainda o fortalecimento do senso de comunidade, a chance de conhecer vizinhos e construir networking, bem como encontrar novas oportunidades de colaboração.

Tendência de compartilhar em empreendimentos

Se você está procurando apartamento em Porto Alegre, a Astir vai atender às suas expectativas. A empresa entrega ao mercado empreendimentos que estão alinhados com a tendência de compartilhar, um movimento global que fomenta os espaços de convivência coletiva.

Na esquina com a rua Fernandes Vieira, famosa no Bom Fim, o Switch oferece um espaço que combina salas de trabalho com espaços de lazer e convívio coletivo. Tudo isso integrando uma estratégia de serviços que qualifica tanto a vida pessoal, como a vida social.

A Astir disponibiliza condições especiais para aquisição do seu imóvel. Converse com um de nossos consultores e conheça muitas oportunidades com facilidade de negociação. Chame via WhatsApp (51) 99988-0777, ou confira mais oportunidades aqui.